Estou com elas

Fiquei sabendo com muita tristeza, que um grupo organizado e voluntário de mulheres contra a candidatura de um certo candidato a presidência sofreu um ataque hacker na noite desse sábado. Eram mais de 2 milhões de mulheres, que se manifestaram contra um candidato que não representa os anseios do eleitorado feminino do Brasil.

Hoje fiquei pensando na questão, pois realmente o papel da mulher na política nacional é muito subestimado e marginalizado. A mulher é maioria da população brasileira e do eleitorado, porém é minoria nos partidos, sindicatos, parlamentos, e executivo de empresas, municípios, estados e do Brasil. Mulheres ganham menos que o homem (e há candidato que defende essa desigualdade, justamente aquele ao qual as mulheres se uniram contra), sofrem com assédio moral, sexual, abusos, estupro e são vítimas do feminicídio, praticado muitas vezes por seus companheiros e ex-companheiros, por motivos torpes e requintes de crueldade e covardia.

Em um país patriarcal e machista como o nosso, a mulher é vista como um objeto de cunho sexual e coadjuvante da sociedade. Mas é uma visão distorcida que está sendo revista pelas próprias mulheres, que mostram à sociedade brasileira o valor verdadeiro da mulher. E a atitude corajosa das mulheres nas redes sociais pelo posicionamento político é louvável e necessária.

Tanto que vemos uma grande participação feminina nas 13 chapas que concorrerão a presidência esse ano: são 2 candidatas a presidente e 5 vice-presidentes mulheres nas chapas destas eleições.

Daí a proposta: Vamos votar em mulheres nas eleições deste ano? Mais senadoras, mais deputadas estaduais e federais nos parlamentos brasileiros é justo e necessário, além de ser uma resposta a um momento político tumultuado como o de hoje.

Para encerrar, gostaria de lembrar que às vezes, nosso vernáculo nos mostra justo e sábio. O verbete ódio é um termo do gênero masculino, e o verbete razão, é do gênero feminino.

Um Brasil diferente se faz com menos ódio e mais razão, com menos homem no poder e mais mulher. Estou com elas e vou escolher minhas candidatas para o parlamento. Vamos fazer diferente?

Comentários

Postagens mais visitadas

MagazineKazzttor